Você está aqui: Principal Cidades Comunidade recebe Certificado Quilombola neste domingo

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Polícia

Ao Vivo

Ao Vivo
Ouça ao vivo
Ou sintonize
WinampWindows Media PlayerReal PlayerQuick Time

App 90.5 FM

Baixe nosso app para Iphone Baixe nosso app para Android

Comunidade recebe Certificado Quilombola neste domingo

Domingo (20), a tarde vai ser de comemoração no Córrego Sossego, em Guaçuí. É que será realizada a entrega do Certificado da Comunidade Quilombola existente no local, em evento marcado para começar às 15h30. A comunidade fica próxima à Cachoeira do Carlito e a festa está sendo organizada pelos membros da comunidade e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O evento está marcado para a casa da Dona Lena, com brincadeiras típicas, venda de caldos, música e muita alegria. E, com certeza, foi preparado para marcar um momento histórico que também está sendo festejado e apoiado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo – Zacimba Gaba.

Essa comunidade localizada no Córrego Sossego, na zona rural de Guaçuí, teve sua certificação, como Quilombola, confirmada, no início deste ano, em Portaria assinada pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira da Silva, que certifica a comunidade como remanescentes de Quilombo. Com esta certificação, os membros da comunidade podem ser reconhecidos como descendentes afrobrasileiros, o que poderá trazer novas oportunidades culturais e de geração de renda, além do resgate histórico para o município.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), de Guaçuí, que acompanha e dá apoio ao processo, a comunidade conta com aproximadamente 30 famílias que vivem da produção agrícola, como café e leite, principalmente. Segundo a gerente da Semag, Kênia Resende Cardoso, essa certificação pode trazer geração de renda para os moradores, além de oportunidades no setor turístico e histórico. “Isso é de grande importância, não só para a comunidade, mas também para o resgate histórico de Guaçuí”, afirma.

Ainda de acordo com informações da Semag, além dos moradores se autodeclararem quilombolas, suas atividades valorizam as tradições de seus antepassados, como a tradicional festa religiosa realizada no dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. Essas características também se acentuam na culinária com a fabricação de produtos, como a farinha de mandioca, açúcar mascavo, polvilho, entre outros.

Da Redação

Foto: Arquivo PMG

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308