Você está aqui: Principal Regional Feira Agroecológica de Guaçuí tem produtos exóticos

Feira Agroecológica de Guaçuí tem produtos exóticos

A Feira Agroecológica de Guaçuí, que acontece toda segunda-feira, a partir das 6 horas da manhã, na Praça da Matriz, tem entre tantas novidades vários produtos exóticos. A feira existe há mais de dois anos e reúne produtores do Assentamento Florestan Fernandes que são beneficiários do Programa Agroecológico Integrado e Sustentável (Pais) de Guaçuí. A Feira é uma iniciativa da Prefeitura, por meio das Secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar e de Cultura, Turismo e Esporte. A ação também conta com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Na Feira, os consumidores encontram verduras fresquinhas e produtos diferentes como quiabo e vagem de metro, pepino em conserva, mogango (um tipo de abóbora mais doce) e até noni, uma fruta conhecida por combater tumores e diabetes.

Segundo a presidente da Feira Agroecológica, Leda Maria Campos Dutra, atualmente há 9 produtores que participam da Feira. “Trazemos os produtos fresquinhos da horta para a mesa das pessoas. Quem vem a Feira Agroecológica compra produtos saudáveis e sem uso de agrotóxicos”, enfatiza Leda.

O produtor José Arildo mostra com muito orgulho os alimentos que vende. “Aqui você encontra quiabo e vagem de metro. Esse quiabo não tem baba e a vagem não tem aquela linha e é mais macia que a tradicional. Também vendemos o pepino em conserva que serve para saladas”, enfatiza. José Arildo também vende o Noni, uma fruta que é conhecida por combater diabetes e tumores. “É uma fruta muito boa e muito procurada pelas pessoas”, acrescenta.

Giovani Moreira é produtor há 30 anos. Entre os produtos vendidos em sua banca, ele destaca o mogango. “É uma espécie de abóbora, só que é mais doce e tem mais massa. Também tem a banana roxa, conhecida como banana São Tomé, usada por quem tem problemas de diabetes e de intestino. Há a banana “engana menino”, outro produto exótico”, finaliza.

Além dessas novidades, é possível encontrar na Feira verduras picadas, o que facilita a vida das donas de casa e de quem trabalha fora.

Fotos: Feira - Arquivo (PMG), Produtores: 90.5FM

 

Compartilhar no Facebook

90.5 FMRádio 90.5 FM.

Sua melhor companhia. Entretenimento e informação garantidos 24 horas por dia.
Anuncie com a gente!
A maior audiência no sul do estado.

ENDEREÇO

Av Espírito Santo, 331 - Centro Guaçuí - ES - CEP: 29560-000 (28) 3553-1619 - Fax: (28) 3553-0308